De olho no potencial econômico de Curitiba, as lojas Colombo inauguraram ontem um novo conceito de varejo: a Colombo HomeStore, que reúne em um espaço de 5 mil metros quadrados um grande mix de produtos, desde móveis de alta qualidade para salas de jantar e estar, cozinhas, itens de decoração e de utilidade doméstica, produtos de cama, mesa e banho, além de eletroeletrônicos. O investimento na homestore – que tomou o lugar da megastore, no Shopping Estação – foi de aproximadamente US$ 1 milhão (cerca de R$ 3 milhões). Com isso, a expectativa é que o faturamento da unidade passe dos atuais R$ 6 milhões por ano para R$ 10 milhões/ano.
"Acreditamos que seja um up-grade neste formato de loja", afirmou o superintendente da rede, Delmo Moreno, que esteve em Curitiba participando da inauguração. A HomeStore Curitiba é a segunda da rede no País. A primeira foi inaugurada em Porto Alegre, em agosto. "O consumidor segue exigindo mudanças permanentes. E Curitiba foi escolhida pela importância da cidade e pelo seu potencial de mercado", afirmou Moreno.
Segundo ele, outras cidades do interior, como Londrina, Maringá e Cascavel são fortes candidatas a contar com unidades desse novo conceito. "Elegemos vinte cidades nos estados em que já atuamos. Não basta querer abrir, mas ter disponibilidade de pontos", destacou. Segundo Moreno, a estratégia é abrir em 2005 mais cinco ou seis lojas dentro do mesmo conceito, além de outras 15 lojas convencionais, 12 unidades da Colombo Pneus e pelo menos 25 lojas de franquias virtuais.
"A rede tem 45 anos, mas está mais jovem do que nunca. O grande desafio é não envelhecer com o passar do tempo", afirmou Moreno, referindo-se ao novo conceito que é a homestore e à expansão do número de lojas. Em 2004, a expectativa da rede é fechar com faturamento de R$ 1,6 bilhão, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano passado. A rede é a terceira maior varejista de eletros e móveis do País e conta com 370 lojas nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.