O Brasil é uma economia privilegiada e a ideia de torná-la um centro de mercados de capitais é muito interessante, disse hoje o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, após apresentação do relatório “Atratividade do Brasil como Polo Internacional de Investimentos e Negócios”, elaborado pelo Brain (Brasil Investimentos e Negócios). “Todo mundo olha para o Brasil como uma economia brilhante, mas o relatório aponta deficiências como a logística, que depende de investimentos para destravar outros setores”, avaliou.
Coutinho acredita que os desafios para o Brasil se tornar um polo de negócios e investimentos, como proposto pelo Brain, passam pela desburocratização para as empresas, pela melhorara das questões de tributação e pelo avanço em mecanismos de poupança. “Para o BNDES, o maior desafio está relacionado à questão da logística”, acrescentou.
De qualquer forma, segundo Coutinho, o Brasil tem a melhor condição regulatória para ser um grande centro de mercado de capitais na região. “É ótima a ideia de transformar o País em um polo de negócios na América Latina”, disse.