A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) lançará no dia 11 de agosto, em São Paulo, o Programa “Aluguel para Todos”, com a participação do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia. Trata-se de um programa voltado para tornar as locadoras de automóveis mais acessíveis à população, estimulando novos negócios com carros alugados.

Hoje, segundo dados da Abla, os veículos populares continuam sendo os mais alugados: 68% do total. As 2,5 mil locadoras existentes no País reúnem atualmente 178 mil veículos ou 8% da produção anual de carros. A intenção é que em cinco anos a frota atinja 500 mil unidades. Já para 2003, com o lançamento do novo programa de popularização, as projeções do setor indicam crescimento acima de 10% em relação ao faturamento da atividade no ano passado, que atingiu R$ 2,2 bilhões.

O programa “Aluguel para Todos” inclui o lançamento de um portal na Internet com dados e preços oferecidos por milhares de locadoras de todo o País. O presidente da ABLA, Alberto de Camargo Vidigal, afirma que o governo federal está dando apoio ao programa como forma de incentivar o desenvolvimento de negócios relacionados ao turismo de lazer, responsável por 20% do faturamento das locadoras no ano passado.

Os dois outros setores que compõem a atividade são a terceirização de frota para empresas, responsável por 59% do faturamento do setor, e o aluguel para executivos em viagens de negócios, com 21% da fatia. Segundo Vidigal, há ainda uma grande demanda reprimida nessa área. “Muita gente não sabe que uma locação por 24 horas pode sair mais barato do que o traslado do aeroporto até o hotel”, diz.

Em novembro, a Abla vai promover o VI Fórum e Salão do Aluguel de Automóveis, também em São Paulo. O evento servirá de vitrine para os lançamentos das montadoras e a expectativa é mostrar o Volkswagen 249, carro apelidado de Tupi, que começará a ser vendido em fins de 2004.

continua após a publicidade

continua após a publicidade