O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que em 30 dias deve apresentar um documento com regras para o mercado de etanol, a fim de evitar o desabastecimento no País e a volatilidade dos preços em 2012, como foi visto este ano. Ele se reuniu no final da tarde com representantes do governo e do setor privado para buscar uma saída comum para o problema.

continua após a publicidade

“Queremos ajustar procedimentos com vista à safra 2011/2012. Para não termos surpresas desagradáveis em 2012, tomaremos providências com um ano de antecedência”, disse Lobão. “Queremos evitar desabastecimento e sobressaltos”, acrescentou. De acordo com ele, o Ministério da Fazenda está estudando pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do setor privado de linhas específicas de financiamento voltadas para o armazenamento do etanol no momento de maior oferta, quando os preços baixam.

O ministro disse ainda que duas ou três reuniões já foram realizadas sobre o assunto com o setor e admitiu que até o momento ainda não se chegou a nenhuma conclusão. “A decisão que for melhor para o País o governo tomará”, afirmou.

continua após a publicidade