Lobão: governo irá ao STF se veto sobre royalties cair

O governo recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso o Congresso Nacional derrube o veto da Presidência da República à chamada emenda Ibsen, que prevê a divisão igualitária de royalties do petróleo entre Estados produtores e não produtores e deixa para a União o ônus de compensar os Estados produtores. “Não há dúvida de que a União federal terá que recorrer ao Supremo”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante audiência pública no Senado sobre royalties do petróleo.

O ministro considera que a judicialização da questão poderia “significar o adiamento de um sonho” por tempo indefinido que “poderia se tornar realidade desde ontem”. Por essa razão, Lobão pediu bom senso dos parlamentares para analisar a matéria. “O debate do pré-sal caminhou para posições turbulentas entre estados produtores e não produtores. Confio no bom senso que deve prevalecer”, disse.

Licitação

A 11ª Rodada de Licitação de blocos do petróleo pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) deve ser adiada para janeiro ou fevereiro de 2012. A informação foi dada nesta tarde pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. “Este ano, dificilmente deve ser realizada”, afirmou Lobão, depois de participar de audiência pública no Senado sobre royalties.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo