Lista da UE não será questionada na Justiça, diz Stephanes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, demonstrou tranqüilidade diante da possibilidade de ser questionado na Justiça sobre a lista de 106 fazendas aptas a vender para a União Européia (UE). "Não cabe perder tempo e dar trabalho aos juízes", disse ele ao ser questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de federações de agricultura, sindicatos rurais e associações de produtores recolherem assinaturas de pecuaristas e entrarem com um mandado de segurança contra a lista. Ele argumentou que a lista foi elaborada com base em critérios técnicos.

A iniciativa de suspender a lista teve início ontem, quando o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou, em Brasília, o texto de um mandado de segurança coletivo. Segundo o parlamentar a lista é discriminatória. "A lista é uma agressão e o mandado é uma tentativa de suspendê-la", comentou ontem o parlamentar. O texto foi repassado aos representantes dos pecuaristas nos Estados habilitados para venda para o bloco: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo e Minas Gerais.

Até ontem, o deputado não havia definido contra quem o mandado seria impetrado, já que não há informações sobre quem é responsável pela elaboração da lista: o ministro ou o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. "É só um deputado", afirmou o ministro, sem citar o nome de Caiado. O deputado tem criticado a postura do ministério nas negociações com a UE, que suspendeu as importações de carne bovina in natura do Brasil desde o dia 1º de fevereiro.

Na semana passada, quando o deputado já falava em questionar a lista na Justiça, o ministro disse que "algumas pessoas, irresponsavelmente, estão colocando isso em debate". Hoje, o ministro disse que as "grandes falhas" que determinaram o veto da UE à carne brasileira já foram corrigidas. Ele disse que os inspetores europeus que já visitaram fazendas de Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso e que estão esta semana em Minas Gerais encontraram "pequenas falhas". Na próxima semana, os europeus visitarão fazendas do Rio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo