A Estação Ferroviária de Paranaguá e a linha de trem devem ser modernizadas. A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, José Baka Filho, depois de uma reunião que ocorreu hoje (22) e que terminou com uma visita “in loco” no prédio histórico.
O assunto foi discutido durante o encontro promovido pela prefeitura com representantes da Secretaria de Patrimônio da União (SPU); do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan); da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá; da América Latina Logística- ALL; do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit e Serra Verde Express.
Paranaguá também quer retomar a chegada dos trens de passageiros. Durante a reunião foi discutida a demora do trem de passageiros para percorrer o trecho de Morretes até Paranaguá. Nas poucas viagens registradas por mês, o trem leva em torno de duas horas num trajeto que, antigamente, quando as viagens eram responsabilidade da Rede Ferroviária Federal, duravam em torno de 40 minutos.
O prefeito solicitou o retorno do trem nos finais de semana e feriados com a redução do tempo de descida.
Neste primeiro encontro foi confirmada a reforma da Estação pelo Iphan. E outras duas reuniões ainda devem ser marcadas para definir o estudo para melhorias da linha férrea até Paranaguá. A primeira será na semana que vem, com o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, e a terceira em Brasília com representantes da Agência Nacional dos Transportes Terrestres- ANTT.