As ligações entre telefones fixos de 446 localidades com suas cidades vizinhas no País ficarão mais baratas a partir de meados de novembro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu que as ligações entre essas cidades passarão a ser chamadas locais e não interurbanas. Em São Paulo, por exemplo, a medida vai beneficiar os moradores de São Sebastião e Ilha Bela; Paulínia e Cosmópolis; Ilha Comprida e Iguape e Guaratinguetá e Aparecida.
Segundo a conselheira da Anatel, Emília Ribeiro, relatora do processo, a economia será de cerca de 30% na conta de telefone. Além disso, vai facilitar na hora de fazer as ligações, já que não será mais preciso digitar o número da operadora e do DDD. “Isso trará uma economia enorme, principalmente para a população de baixa renda” disse Emília.
A decisão da Anatel será publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira e entrará em vigor daqui a 60 dias. A Anatel promove a cada 12 meses uma revisão no seu regulamento de áreas locais para acrescentar mais localidades à lista de beneficiados pela ligação local.