Líbano receberá ofertas de exploração de gás no alto mar

O Líbano pretende convidar interessados em explorar gás em alto mar a fazerem propostas dentro de três meses, afirmou o ministro da Energia do país, Gebran Bassil, à AFP, minimizando o risco de um conflito com Israel em razão de disputas sobre a fronteira marítima entre os dois países.

“Nossa meta é começar dentro de três meses”, disse Bassil. “Nós temos agora tudo exigido para uma companhia de petróleo ter informações suficientes para iniciar suas atividades e estamos no caminho certo para começar a perfuração em alto mar”, acrescentou.

Bassil afirmou que o Líbano espera ter contratos de exploração com companhias internacionais assinados até o fim do ano e destacou que empresas europeias norte-americanas, chinesas e russas já mostraram sério interesse. “Todas as grandes companhias de petróleo estão em conversas iniciais para explorar em alto mar e compraram informações para esse fim”, disse.

O ministro minimizou o risco de um conflito com Israel sobre as potenciais reservas, apesar de uma antiga disputa relacionada à fronteira marítima entre os dois países, que permanecem tecnicamente em estado de guerra. “Nós estamos trabalhando para transformar a potencial perfuração em um fator de estabilidade, não em um fator de conflito ou instabilidade”, afirmou. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna