As vendas de computadores cresceram 19% no segundo trimestre deste ano, em relação aos mesmos meses de 2006, para 2,34 milhões de unidades. É o que mostra um levantamento feito pela consultoria IT Data, a pedido da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Enquanto isso, a venda de notebooks registrou alta 156% no segundo trimestre, chegando a 365 mil unidades.
De acordo com os dados da Abinee, no acumulado do ano até junho, a venda de computadores fixos registrou 4,334 milhões de unidades, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a consultoria espera que as vendas de PCs no Brasil cheguem a 10,1 milhões este ano, um aumento de 23% em relação ao ano anterior, ancorado principalmente no aumento do consumo doméstico, de pessoas físicas.
As estimativas para o mercado de notebooks são mais otimistas: a IT Data prevê um crescimento de 211% nas compras dessas máquinas chegando a 2,1 milhões de unidades este ano. No primeiro semestre, as desses equipamentos registrou 617 mil unidades.