Leilão de energia eólica tem 339 projetos habilitados

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) informou hoje que 339 projetos de energia eólica foram habilitados para a disputa do primeiro leilão desse tipo de energia, que será realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em 14 de dezembro deste ano.

Segundo a EPE, esses empreendimentos totalizam uma capacidade de 10.005 megawatts (MW) – isso corresponde a uma vez e meia o complexo hidrelétrico do Rio Madeira (RO), com 6.450 MW de potência.

De acordo com a EPE, o Estado do Ceará é que o teve o maior número de usinas habilitadas, 108, totalizando 2.515 MW de capacidade. Em seguida, vem o Rio Grande Norte, com 105 projetos habilitados, totalizando 3.629 MW. Participarão do leilão empreendimentos do Rio Grande do Sul (67), Bahia (36), Espírito Santo (6), Piauí (13), Santa Catarina (2) e Sergipe (2).

O primeiro leilão de energia eólica será contratado na modalidade de energia de reserva – volume além do necessário para atender à demanda total do País. O preço-teto da licitação foi fixado em R$ 189 por MWh. Os contratos terão duração de 20 anos, com início de fornecimento em 1º de julho de 2012.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo