O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou na tarde desta terça-feira (4) que será divulgada a circular para regulamentar os empréstimos em moeda estrangeira para o financiamento das operações de exportação. Segundo ele, os dólares destinados aos exportadores serão oferecidos em leilão de taxa com o compromisso de recompra por parte da autoridade monetária.
As instituições que vencerem o leilão terão direito aos dólares após a entrega de Adiantamentos sobre Contratos de Câmbio (ACC) e de Adiantamentos sobre Cambiais Entregues (ACE). Somente após a apresentação desses documentos, os bancos poderão sacar os recursos no BC. Na prática, esses contratos servirão como garantia na operação entre a autoridade monetária e os bancos.
Em rápido pronunciamento, Meirelles informou que a operação é “muito importante” porque ajuda a restabelecer a oferta de crédito para exportação, após a restrição de liquidez observada nas últimas semanas. Segundo ele, a ação faz parte do conjunto de medidas para preservar a economia brasileira dos efeitos da crise global.