Comércio

continua após a publicidade

Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso entre os dias 1.º e 3 de julho, para da Associação Comercial do Paraná (ACP), revelou que as vendas tiveram uma redução de 14% em relação ao mês anterior. Em maio, as vendas haviam crescido 2% em relação a abril. O índice médio de crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado, foi negativo em 7%. Segundo a ACP, uma das explicações para a queda foi a interrupção do expediente do comércio nos dias dos jogos da seleção brasileira.

Inadimplência

No entanto, a expectativa de vendas para esse mês é positiva, devendo crescer em 5%, segundo os comerciantes. Os entrevistados revelaram a intenção de investir em promoções, descontos e liquidações, e com o final da Copa do Mundo é esperada a retomada do movimento comercial com a chegada do inverno e das férias escolares.

continua após a publicidade

Produtos

Os itens mais comprados pelos 200 consumidores consultados durante o mês de junho foram roupas/acessórios (59%), calçados (28%), perfumes/cosméticos (12%), eletroeletrônicos (12%) e celular/smartphones (9%).

continua após a publicidade