A integrante do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE) e vice-presidente do Conselho Fiscal do BCE, Sabine Lautenschläger, sugeriu nesta manhã o fortalecimento da união econômica e monetária da União Europeia (UE).

continua após a publicidade

Em um discurso realizado aos estudantes da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, Lautenschläger disse que resolver os desafios futuros implica em negociações entre todos os Estados-membros, mas cada um deles tem prioridades e pontos de vista ligeiramente diferentes.

continua após a publicidade

Por causa disso, “se quisermos que esse esforço seja significativo, precisamos refletir sobre os objetivos de longo prazo. No que me diz respeito, um dos objetivos deveria ser fortalecer a união econômica e monetária”, disse a integrante do BCE.

continua após a publicidade

Neste sentido, ela sugeriu que um bom ponto de partida seria atribuir poderes a um ministro das finanças europeu. “O ministro de finanças poderia coordenar as políticas econômicas nacionais de uma maneira diferente. Pode assegurar que a política fiscal nacional seja conduzida com objetivo de contribuir para a realização dos objetivos da UE”, ressaltou.

Lautenschläger, no entanto, pontuou ser uma decisão difícil, uma vez que “os eleitores podem sentir que conceder maior escopo à UE significa afastar-se dos interesses nacionais”, poderando, porém, que isso seria um ganho a longo prazo.