Lagarde pede rapidez de políticos para recuperação

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse neste sábado que os riscos para a economia global estão aumentando. Segundo ela, os países precisam agir rapidamente, adotando as políticas certas para garantir uma recuperação contínua no setor econômico. Lagarde falou durante a conferência econômica anual realizada em Jackson Hole, nos EUA, com a presença de autoridades da área de formulação de políticas econômicas de todo o mundo.

Ex-ministra de Finanças da França, Lagarde disse que a política monetária deve permanecer leve, pois os riscos de recessão são maiores que os de inflação. Os comentários pareciam voltados a, entre outros, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. O BCE já aumentou duas vezes sua taxa de juros nos últimos quatro meses.

Além disso, a nova chefe do FMI pediu aos formuladores de política dos EUA que tomem passos agressivos para estimular a economia e reduzir a crise do setor de moradia. Segundo ela, os EUA devem chegar a um plano “digno de crédito” para controlar a dívida pública no futuro, mas agir para fortalecer o crescimento econômico no momento. Lagarde notou que, caso a economia fique estagnada, os planos para cortes de gastos do governo no futuro perderão credibilidade. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo