Kocherlakota está “incerto” sobre recuperação de perdas

A economia norte-americana pode ter sofrido um choque durante a Grande Recessão, que talvez seja incapaz de voltar a crescer no mesmo caminho anterior à crise, disse ontem o presidente do Federal Reserve Bank de Minneapolis, Narayana Kocherlakota. “Estou incerto” se a economia pode realmente recuperar o que perdeu nos últimos anos, afirmou ele, em resposta a perguntas da plateia após um discurso em sua cidade natal.

Foi a segunda aparição pública no dia do dirigente do Fed de Minneapolis. Kocherlakota, que não tem direito a voto nas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) deste ano, voltou a pedir para o Fed adotar uma política monetária ainda mais agressiva, procurando alcançar uma taxa de desemprego ainda mais baixa antes de apertar as taxas de curto prazo.

Algumas autoridades do banco central dos EUA disseram que, quando a bolha imobiliária estourou em 2007, precipitando a crise, a economia simplesmente perdeu aquela riqueza e que não seria possível para o país crescer rápido o suficiente para recuperar o que foi perdido em termos aceitáveis. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna