O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em Dallas, Robert Kaplan, reiterou hoje a opinião de que os argumentos para a retirada de parte da acomodação monetária se fortaleceram, mas alertou que a trajetória de futuras altas de juros deverá ficar aquém da percepção dos mercados.
Em entrevista à Bloomberg TV, Kaplan comentou que “provavelmente, a trajetória prevista para os juros mais adiante será bem mais plana”.
Para empresas e mercados, “eu acho que a trajetória dos juros é tão ou mais importante do que o momento exato do próximo ajuste”, disse Kaplan, que não vota nas reuniões do Fed este ano.
Segundo Kaplan, o Fed tem feito “o que pode” no uso de suas ferramentas de política monetária para gerar crescimento. “A verdade é que também precisamos que reformas estruturais e a política fiscal acompanhem a política monetária” para enfrentar os desafios econômicos”, disse ele à Bloomberg.
A política monetária, explicou Kaplan, foi criada para trabalhar junto com outras “e não estamos vendo isso há sete anos”.
Para Kaplan, o período da política monetária “como único jogo da cidade” precisa chegar ao fim. “Precisamos de uma gama maior de ferramentas.” Fonte: Dow Jones Newswires.