Falar com o consumidor e não para o consumidor. Mostrar cenas da vida real, momentos de emoção e a plenitude de viver. Essas serão as estratégias que a cervejaria Kaiser irá empregar nas próximas campanhas publicitárias para reposicionar a marca no mercado. Para isso, está destinando R$ 100 milhões, do total de R$ 180 milhões da verba anual de marketing, para o novo projeto, que inclui ainda, novas embalagens, reformulação e promoções no site.
A nova proposta da empresa foi apresentada ontem em Curitiba pela equipe que vem trabalhando há nove meses no projeto. Para se chegar a esse conjunto de ações, foram realizadas mais de 60 pesquisas, que demostraram que a comunicação da marca não estava refletindo os anseios dos consumidores. Diante disso, afirma o gerente de marketing da Kaiser, Marcelo Ursini ?a empresa tomou a decisão de romper com padrões dos segmentos de cerveja e fugir dos elementos que tradicionalmente são explorados na comunicação, como mulher, praia, pagode e futebol?.
A partir de agora, a Kaiser irá explorar outros elementos que apelem para a emoção, relacionando o hábito de beber cerveja com momentos de felicidade e comemoração. A primeira campanha dessa nova fase da empresa começou a ser veiculada há mais de uma semana. O material questiona qual é a melhor cerveja do mundo, e ao longo do comercial vai respondendo com cenas que remetem a momentos marcantes e de descontração do dia-a-dia. ?A Kaiser pisou na bola com campanhas que não deram certo, o que fez com que a marca ficasse embaçada na cabeça do consumidor. Estamos confiantes que com esses novos critérios iremos reverter isso em pouco tempo?, disse Ursini.
PodKurtir
O rótulo da cerveja também recebeu uma nova roupagem. Os traços germânicos foram trocados por uma grafia moderna que ressalta a letra K. Com isso, acredita o gerente de marketing, além de dar maior leveza à embalagem, será possível uma melhor identificação nos postos de vendas.
Dentro da nova reformulação da marca, o site da empresa também mudou, usando como base o novo conceito da marca, que privilegia os melhores momentos da vida. Um dos destaques do site é o lançamento da promoção PodKurtir, que vai premiar os podkasts (programa de rádio personalizada) mais criativos e populares. Todos os detalhes da promoção podem ser conferidos no site www.kaiser.com.br. (Rosângela Oliveira)