A alta dos juros dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) deu o tom ao mercado brasileiro de juros futuros, pressionando as taxas dos contratos de depósito interfinanceiro (DIs), especialmente as de prazo mais longo.
O DI com vencimento em janeiro de 2010, o mais negociado nesta terça-feira (12), terminou o dia com taxa de 10,46% ao ano, ante taxa de 10,32% ao ano projetada no encerramento dos negócios ontem. A taxa do DI para janeiro de 2009 ficou em 10,59%, contra 10,50% ontem.
Às 16 horas (de Brasília), o juro do papel norte-americano com vencimento em 10 anos tinha taxa de 5,25045% ao ano, contra 5 15675% ao ano no fim dos negócios ontem. A alta de 1,82% refletia a preocupação do mercado com o rumo da política monetária nos EUA – que ganha força por causa da expectativa pela divulgação de indicadores econômicos norte-americanos de peso esta semana.
À espera dos indicadores de atividade e de inflação que saem a partir de amanhã, os participantes no mercado de juros seguem cautelosos. Apesar dessa correção nas taxas, segundo operadores, não houve até o momento uma mudança no cenário de curto prazo para a política monetária.