ELEVAÇÃO

Juros do cheque especial sobem 178,1% ao ano no mês de abril

A taxa de juros cobrada pelo uso do cheque especial subiu 3,5 pontos percentuais de março para abril, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados nesta segunda (30). A taxa média anual chegou a 178,1% no mês passado, ante 174,6,% de março e 161,3% de abril de 2010.

No caso do crédito pessoal, incluídas operações consignadas em folha, a taxa é bem menor do que a do cheque especial. Os juros ficaram em 49,9% ao ano em abril, aumento de 2,6 pontos percentuais em relação a março e de 7 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês de 2010.

A taxa de juros para a compra de veículos subiu 1 ponto percentual de março para abril, ao ficar em 30,9% ao ano. Em abril de 2010, essa taxa estava em 23,5% ao ano.

Famílias e empresas

A taxa de juros média cobrada das famílias subiu 1,8 ponto percentual de março para abril, segundo dados do Banco Central. No mês passado, a taxa ficou em 46,8% ao ano. No caso das empresas, a taxa média anual recuou 0,3 ponto percentual, para 31%.

A inadimplência (como são considerados os atrasos superiores a 90 dias) tanto de empresas quanto de pessoas físicas subiu 0,1 ponto percentual, para 3,7% e 6,1%, respectivamente.

O spread (diferença entre taxa de captação dos recursos pelos bancos e a cobrada dos clientes) caiu 0,2 ponto percentual para as empresas e ficou em 19,4 pontos percentuais, em abril. No caso das pessoas físicas, houve alta de 1,8 ponto percentual, para 34,2 pontos percentuais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna