Juro para pessoa física voltou a subir em dezembro

Os juros subiram pelo quarto mês consecutivo para empresas e consumidores, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças). Para a pessoa física, a taxa média mensal de juros passou de 7,82% em novembro para 7,87% em dezembro, uma alta de 0,64%. Trata-se da segunda maior taxa do ano, perdendo apenas para janeiro (7,92%).

Para as empresas, a alta foi de 0,22%, passando de 4,48% em novembro para 4,49% ao mês em dezembro. Foi a maior taxa desde agosto deste ano.

Segundo a Anefac, a alta de dezembro ficou dentro do efeito da elevação da taxa básica de juros promovida em dezembro, que foi de 0,50 ponto percentual ao ano.

No caso do juro para a pessoa física, a Anefac identificou uma elevação das taxas praticadas em duas das seis modalidades de crédito pesquisadas mensalmente: CDC bancário e empréstimo concedido pelas financeiras.

A maior alta, de 3,10%, ocorreu no empréstimo concedido pelas financeiras, cujas taxas subiram de 12,27% ao mês em novembro para 12,65% ao mês em dezembro.

Os juros mensais do CDC bancário passaram de 3,82% em novembro para 3,84% em dezembro, uma alta de 0,52%.

A pesquisa mostrou que três linhas ficaram com suas taxas médias mensais inalteradas em dezembro: juros do comércio (6,06%), cartão de crédito (10,10%) e cheque especial (8,35%).

Somente a taxa de juro média mensal do empréstimo concedido pelos bancos registrou queda em dezembro. A taxa mensal caiu de 6,34% em novembro para 6,21% em dezembro, um recuo de 2,05%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo