Juro na zona do euro fica inalterado em 4% ao ano

O Banco Central Europeu (BCE) manteve sua taxa de juros em 4% ao ano, conforme o esperado, para a zona do euro. A medida representa uma meia-volta do BCE, que havia sinalizado aumento dos juros em setembro após a reunião de 2 de agosto. No entanto, autoridades do banco haviam alertado os mercados que este sinal foi emitido antes da emergência das preocupações sobre a liquidez dos mercados financeiros. O BCE não forneceu nenhuma explicação para a medida.

Os investidores observarão com atenção os comentários que o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, fará, em busca de sinais de elevação do juro em outubro. Eles ficarão de olho no uso do termo "vigilância" sobre os riscos aos preços – expressão que indicou todos os aumentos das taxas de juros pelo BCE desde o início do ciclo de aperto, em dezembro de 2005.

Esta foi a expressão usada por Trichet em 2 de agosto para sinalizar alta das taxas em setembro, antes que as preocupações com o crédito imobiliário de alto risco se espalhassem pelos mercados globais. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo