O mercado de juros futuros teve mais uma dia de queda, motivado pelo resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) abaixo do esperado e pelo ambiente externo positivo.

continua após a publicidade

O contrato de depósito interfinanceiro (DI) mais negociado hoje – com vencimento em janeiro de 2009 – encerrou projetando taxa de 11,23% ao ano, ante 11,32% na véspera. Já o DI para janeiro de 2010 terminou a 11,36% ao ano, de 11,44% ontem na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).

O IPCA-15 mostrou alta de 0,29% em setembro, ante 0,42% em agosto, abaixo das estimativas. Mas, na avaliação de operadores, o recuo não foi tão expressivo e, portanto, não afasta a atenção que o mercado continuará depositando na evolução dos índices de inflação que estão por vir.

Nas mesas de operação, o IPCA-15 foi um argumento para ampliar as posições vendidas no mercado de juros, mas não elimina as dúvidas sobre as próximas decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). Ainda há muitos profissionais considerando que a inflação deveria mostrar um recuo ainda mais expressivo para que o BC seja demovido da intenção de interromper a baixa da Selic, indicada na última ata do Copom.

continua após a publicidade