Os juros futuros iniciaram o pregão em queda, dando seqüência à reação positiva alimentada, entre outros fatores, pelos números de inflação mais baixos. Nesta sexta, foi divulgada a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de julho, que mostrou alta de 0,15%, que veio dentro das estimativas. Depois de um período de taxas de inflação acima das projeções, as prévias recentes têm contribuído para que o mercado reduza um pouco o prêmio dos contratos de curto prazo.
Mas o mercado de juros continuará bastante atento aos movimentos no exterior. E vale observar que, depois do forte rali dos últimos dias em Wall Street, há boa chance de haver alguma realização de lucros por lá. Se o ajuste ocorrer, é provável que o mercado de juros acompanhe.
Os dois indicadores econômicos divulgados mais cedo nos Estados Unidos mostraram um desempenho pior do que o esperado – tanto do ponto de vista de inflação quanto de atividade. Mas não conseguiram, pelo menos por enquanto, afastar os índices futuros das bolsas norte-americanas do campo positivo.