A taxa de juros do cheque especial voltou a subir em abril e chegou a 147,6% ao ano, um incremento de 1,5 ponto percentual sobre o mês anterior, segundo números divulgados ontem pelo Banco Central. Os juros cobrados pelos bancos estão em alta devido à série de aumentos da taxa básica Selic promovidos pelo Banco Central. Nos últimos nove meses, o BC elevou a Selic nove vezes, e a taxa atingiu 19,75% ao ano.

continua após a publicidade

No caso do crédito pessoal, a taxa média está em 75% ao ano, ante 74,4% em março. A taxa média do crédito pessoal só não subiu mais por conta do crédito consignado – desconto em folha de pagamento – que está dentro dessa modalidade. No crédito consignado, a taxa média em abril foi de 36,5% ao ano, uma queda de 1,6 ponto percentual.

Esse tipo de empréstimo já está mais barato que as operações de crédito para o financiamento de veículos (37% ao ano em abril, alta de 0,3 ponto) – tradicionalmente a mais baixa do mercado para pessoa física.

O ?spread? bancário – diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa efetiva cobrada dos clientes – ficou em 29 pontos percentuais em abril, considerando empresas e pessoas físicas. Era de 28,8 pontos em março.

continua após a publicidade