Juro bancário dispara em janeiro e se aproxima de 50%

A taxa média de juros nos empréstimos bancários subiu de 33,8% ao ano no final de 2007 para 37,3% ao ano em janeiro deste ano, segundo o Departamento Econômico (Depec) do Banco Central. Essa é a taxa média do chamado crédito livre, ou seja, livremente pactuada, e inclui operações com pessoas físicas e jurídicas.

Nos empréstimos somente para pessoas físicas, a elevação dos juros foi ainda maior, com a taxa passando de 43,9% ao ano em dezembro para 48,8% em janeiro. Nas operações para pessoas jurídicas, também houve elevação, com juro médio passando de 22 9% em dezembro para 24,7% ao ano em janeiro.

A alta das taxas em janeiro está diretamente relacionada à elevação dos spreads bancários no mesmo período. O spread é a diferença entre a taxa de captação dos recursos pelo banco e a taxa final praticada no empréstimo aos clientes. Em janeiro, esse spread médio subiu de 22,3 pontos porcentuais para 25,7 pontos porcentuais. Nas operações destinadas à pessoa física, o spread médio teve elevação de 31,9 pontos porcentuais para 36,6 pontos porcentuais. Nos empréstimos para pessoa jurídica, o spread médio também subiu de 11,9 pontos porcentuais para 13,7 pontos porcentuais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo