Foto: Arquivo/O Estado

Júlio Maito Filho, presidente da Junta Comercial do Paraná.

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Levantamento da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revela a criação de 150 mil novas empresas no Estado desde 2003. Com isso, aponta o relatório, o Paraná se consolida como terceiro colocado no ranking nacional na criação de novas empresas, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Só nos cinco primeiros meses de 2006, a Junta registrou a abertura de 18.252 novas empresas paranaenses, contra – por exemplo -12.955 no Rio Grande do Sul, 8.149 em Santa Catarina e 10.123 no Rio de Janeiro.

No ano passado, o Paraná também se destacou. Foram criadas 45.844 empresas, um recorde histórico nas últimas duas décadas. O Estado fechou 2005 com 130 mil novas empresas em três anos. Na avaliação do governo, isso foi possível com a adoção de diversas medidas, entre elas a que isenta a microempresa do ICMS e reduz o imposto para a pequena empresa. Tais medidas, ainda segundo o governo, ajudaram na geração de 310 mil empregos com carteira assinada.

A isenção total, que beneficiava as empresas com faturamento bruto mensal de até R$ 18 mil, foi ampliada para aquelas que faturam até R$ 25 mil. Já as empresas com faturamento de R$ 25 mil a R$ 66 mil tiveram a alíquota reduzida para 2% de ICMS. A tributação incide sobre a faixa que excede os R$ 25 mil. As empresas com faturamento de R$ 66 mil a R$ 166 mil têm tributação de 3%, também sobre as faixa que ultrapassar as anteriores. As empresas com faturamento acima de R$ 166 mil, são taxadas em 4%.

Formalidade

A política de incentivos fiscais também estimula o pequeno empresário ou comerciante a entrar na formalidade. ?O empresário que operava na informalidade não tem mais motivos para não registrar sua empresa ao saber que a carga tributária está mais leve, gerando mais empregos, como vem ocorrendo de forma muito positiva no Paraná?, afirma o presidente da Jucepar, Júlio Maito Filho.

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O relatório revela outro aspecto no processo de abertura de novas empresas: a descentralização da economia paranaense. Foi constatado que 39% das novas empresas foram criadas na região de Curitiba. O restante, 61%, foi o resultado de empresas criadas no interior do Estado. Neste aspecto, os dados da Jucepar destacam Maringá, pólo de convergência de outros municípios e que criou 8,04% das novas empresas.

Os maiores movimentos, no conjunto de todas as regiões, foram registrados nos escritórios de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, São José dos Pinhais, Umuarama, Pato Branco, Guarapuava e Francisco Beltrão. (AEN)

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