Junta Orçamentária discute medidas para aumentar receitas em 2016

A reunião da Junta Orçamentária que está sendo realizada nesta tarde de quarta-feira, 19, no Palácio do Planalto, tem foco nas medidas em estudo no governo para aumentar as receitas em 2016. Além de vendas de ativos, o governo avalia adotar novas medidas de elevação da carga tributária para fechar as contas no ano que vem. As medidas precisam ser fechadas para a apresentação da proposta de Lei Orçamentária de 2016, que será encaminhada ao Congresso Nacional no final do mês.

Essa é a terceira reunião da Junta Orçamentária nesta semana. Dessa vez, a presidente Dilma Rousseff tem mantido reuniões com antecedência para definir a proposta a ser encaminhada ao Congresso, que contará com medidas impopulares, como o corte de programas de governo e despesas obrigatórias.

Um dos maiores problemas para o governo fechar o projeto de Lei Orçamentária é a projeção de Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa Focus desta semana indicou uma queda de 0,15% em 2016.

Analistas do mercado financeiro apontam que o governo não deve trabalhar com um parâmetro de PIB negativo na elaboração do Orçamento. O próprio ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse ontem não acreditar que a economia brasileira caminha para dois anos seguidos de recessão. “Eu acho que não, acho que a economia brasileira, com tudo que ela tem, com a diversidade de empresas, pessoas querendo trabalhar, a gente tem como vencer e não ter mais recessão no ano que vem”, disse Levy, durante entrevista exclusiva ao Jornal da Record.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo