O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, solicitou ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a convocação de uma reunião de emergência para esta sexta-feira, mas o pedido foi recusado por Juncker, informou hoje o jornal alemão Süddeutsche Zeitung.
De acordo com a reportagem, Juncker acertou com Tsipras esperar pelo resultado da reunião de ministros de Finanças do Eurogrupo, que está marcada para segunda-feira (09).
O pedido de Tsipras veio após a dura postura adotada ontem pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, em relação à Grécia, e o reconhecimento por Atenas que o governo não teve condições de pagar os salários de todos os funcionários públicos em fevereiro.
Ontem, o BCE elevou os recursos disponíveis para a Grécia por meio do fundo de assistência emergencial (ELA, na sigla em inglês) em apenas 500 milhões de euros e se negou a, por enquanto, restaurar a permissão para que bônus do governo grego sejam usados como colateral de empréstimos. Fonte: Market News International.