O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira que fará uma viagem a Washington “antes do fim de julho” para discutir as relações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos com o presidente do país, Donald Trump. “Quero manter um canal de comunicação aberto com os EUA” sobre comércio, garantiu o luxemburguês em entrevista coletiva ao fim da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

continua após a publicidade

Questionado sobre como se sentia em relação às frequentes críticas de Trump às políticas comerciais europeias, Juncker respondeu que não gosta de ideias que promovam a divisão da UE e usou um termo inusitado para descrever sua perspectiva para o diálogo com o americano. “Deveríamos ‘desdramatizar’ as relações” de Bruxelas com Washington, opinou, antes de emendar, com tom algo resignado: “Não se alcançaremos um acordo comercial com os EUA, mas vamos tentar.”

continua após a publicidade

Ele garantiu que o Conselho Europeu se mostrou “unido” sobre o comércio, apontando que essa área é “uma competência da UE” e, portanto, falará “em nome de todos os europeus” na vindoura reunião com o ocupante da Casa Branca. “Vou apresentar a visão europeia a Trump”, prometeu, reiterando que a Europa defende o comércio livre e justo, com base no multilateralismo.