Jucepar registrou 158 mil novas empresas desde janeiro de 2003

Subiu para 158 mil o número de novas empresas comerciais, industriais e de serviços registradas no estado desde janeiro de 2003, segundo dados divulgados ontem pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Em relação ao último levantamento, realizado em junho, o estado registrou mais 8 mil empresas. ?Do total geral, mais de 60% são empreendimentos localizados no interior do Paraná?, explica o presidente da Jucepar, Júlio Maito Filho.

O número de novas empresas no interior, na avaliação de Maito Filho, significa que as políticas públicas do Paraná estão descentralizando o desenvolvimento econômico do estado. ?Junto com o surgimento de mais empresas, está ocorrendo também o crescimento no estado do número de empregos formais, que já chega a 341.556 desde 2003, segundo dados do Ministério do Trabalho?, afirma.

A adoção de políticas fiscais pelo governo – como a isenção e redução do ICMS, além do programa Bom Emprego, de atração de investimentos – vem sendo um dos principais fatores para o surgimento de novas empresas e a geração de empregos formais no estado, avalia ainda o presidente da Jucepar.

O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná, Joaquim Gonçalves, afirma que governo federal deveria seguir o exemplo do Paraná na adoção de uma política fiscal de estímulo ao empreendedor. ?Com a ajuda aos micros e pequenos empresários, o setor gerou mais empregos. Além disso, conseguimos não repassar reajustes no preço do pão graças à redução de impostos para produtos como o trigo, por exemplo?, testemunha.

Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, o empresariado encontrou no Paraná uma política pública que troca impostos por empregos. ?Das 217 mil empresas em atividade no estado, segundo a Receita Estadual, mais de 132 mil microempresas foram isentas do pagamento do ICMS e outras 35 mil tiveram redução nas alíquotas?, aponta. ?Isso influenciou diretamente em novas contratações.? (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo