O ministro do Planejamento, Romero Jucá, afirmou nesta quinta-feira, 19, que o governo não dará coletiva de imprensa amanhã sobre o relatório bimestral de receitas e despesas porque a meta com a qual a equipe econômica trabalhará só será divulgada na próxima segunda-feira, 23. Ele reforçou que os ministérios trabalham para que a meta seja aprovada até sexta-feira, 27, o que evitaria a paralisação da máquina pública com um “shutdown”.
“Não vai ter coletiva amanhã porque, na realidade, a nova meta será divulgada na segunda-feira. Não adianta fazer coletiva agora”, disse Jucá após encontro com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
O ministro confirmou que a situação da Eletrobras será incluída na proposta de nova meta fiscal com uma ressalva, uma vez que o governo não tem ainda um número que quantifique a necessidade de capitalização da empresa. “O governo tem que ter cautela”, afirmou, repetindo que espera que a KPMG possa assinar o mais rápido possível um balanço completo da companhia.
O relatório de amanhã não contará com um novo contingenciamento, segundo o ministro. Jucá avaliou que um novo corte só é necessário após o dia 30 de maio e está confiante de que o Congresso Nacional irá aprovar a alteração da meta fiscal antes dessa data. “Contingenciamento só dia 30 e com a meta aprovada”, frisou.