Jucá entrega hoje relatório de projeto sobre meta fiscal

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) deve apresentar nesta terça-feira, 18, seu relatório, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), do projeto de lei enviado pelo governo na semana passada que flexibiliza a meta do superávit primário do governo central.

Jucá deve manter a redação proposta pelo Planalto, que retirou o teto do limite de renúncia tributária e de gastos com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de R$ 67 bilhões, que o governo tinha permissão para abater da meta fiscal. A meta estabelecida de superávit primário para este ano é de R$ 116,1 bilhões.

Caso o projeto de lei seja aprovado pelo Congresso, o governo poderá deduzir da meta fiscal integralmente as despesas do PAC e as desonerações, o que abre brecha para que a meta seja considerada cumprida mesmo em caso de déficit nas contas públicas.

Na sessão marcada para esta tarde, a oposição tentará obstruir os trabalhos. Foram apresentadas 80 emendas à proposta, boa parte delas retomando a exigência de que uma meta mínima seja alcançada.

Para o deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM na Câmara, o teor do texto encaminhado ao Congresso tira, na prática, “qualquer meta do governo”.

A apresentação do parecer de Jucá hoje foi possível após um acordo para “acelerar” a tramitação da proposta na CMO. A princípio, o prazo para emendas ao projeto se estenderia até 25 de novembro, mas parlamentares do PMDB conseguiram abreviar essa exigência.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo