Entre os dias 18 a 22 de agosto, 25 jovens herdeiros das concessionárias da Rede New Holland, espalhadas pelo país, voltam à cidade de Curitiba, no Paraná, para darem continuidade ao Treinamento de Sucessores, um programa inovador para o mercado brasileiro que foi desenvolvido pelo Isvor/IKS empresa de consultoria e treinamento do Grupo Fiat. Do total de sucessores que participam do treinamento, três são do Paraná. Ao todo, eles são de oito estados brasileiros. A faixa etária dos participantes varia de 17 a 37 anos, a média é de 25 anos.
Os donos das concessionárias da Rede New Holland que também faz parte do Grupo Fiat, especializada em máquinas agrícolas, tratores e colheitadeiras, resolveram investir no futuro dos negócios das empresas preparando, desde já, seus jovens sucessores que, nos próximos dez anos, vão estar à frente dos negócios das famílias. Uma preocupação que poucas empresas têm hoje. O resultado: empresas bem sucedidas com profissionais qualificados.
Todo esse processo de treinamento, inédito no Brasil, para que os jovens adquiram know how e assumam de fato o comando das empresas foi planejado pelo Isvor/IKS com alguns diferenciais. O tempo de duração é um deles. Ao todo serão dez meses de atividades nas áreas: comercial, recursos humanos, instrumentos gerenciais e economics/tributária, incluindo, estágio na Europa.
A metodologia empregada também é destaque. A empresa utiliza a metodologia do “Percurso Formativo”, um conceito de aprendizagem e desenvolvimento de competências. O “Percurso Formativo” consiste num caminho a percorrer, desenvolvido sob medida e de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada organização. É um conjunto organizado de atividades visando o aperfeiçoamento profissional em um primeiro momento, mas que se consolida em um significado bem maior: a criação de valor para a empresa.
A cerimônia de abertura do programa foi no dia 14 de julho em Curitiba. No final de julho, durante os dias 29 a 31, os sucessores participaram da parte “outdoor” do programa que foi desenvolvida na Serra do Cipó, em Minas Gerais. Em contato com a natureza, eles tiveram a oportunidade de desenvolver a auto-estima, liderança, trabalho em equipe e auto-confiança ao participar de atividades como construção de balsas, rapel, cabo aéreo e ponte Tibetana. Agora, de volta à parte teórica do programa, os sucessores vão cumprir os módulos V e VI do treinamento com aulas sobre gestão de vendas e parte operativa de vendas. As aulas estão sendo ministradas no hotel Blue Tree Tower, em Curitiba.
O próximo módulo será em setembro, de 22 a 27, com aulas sobre máquinas usadas e gestão pós-vendas.