Foto: Divulgação |
Ratinho Júnior com Jobim: aval ao empreendimento. continua após a publicidade |
O município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, deverá ser a sede do primeiro e maior aeroporto privado da América Latina, voltado específicamente para o transporte de cargas.
O anúncio foi feito ontem, em Brasília, durante reunião do deputado federal Ratinho Júnior (PSC/PR) e do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Os dois parlamentares estavam acompanhados por especialistas em obras aeroportuárias da empresa Morozowski & Perry – Arquitetos Ltda.
Segundo o ministro, o empreendimento ?é extremamente viável e abre concorrência com o de Viracopos, em Campinas (SP). Além disso, é mais fácil o início da sua construção por se tratar de uma obra particular, que não depende apenas do governo?, disse Jobim. ?Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado dessa conversa. O ministro nos deu total apoio?, avaliou Ratinho Júnior.
Entre os documentos apresentados ao ministro foram incluídos modelos de financiamento dentro das Parcerias Publico Privada (PPP), Project Finance, Debêntures e Quotas de Participação); viabilidades Sócio-Política, Ambiental, Financeira e Técnica do Projeto.
O projeto destinado a Ponta Grossa vai trazer empresas de todos os continentes, gerando bons negócios e grandes benefícios para o Paraná e para o Brasil. Nelson Jobim pediu seu encaminhamento, ainda nesta semana, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que já marcará a próxima reunião com todas as partes interessadas.
Para os deputados, a primeira e mais importante fase para a viabilização do aeroporto já foi vencida: a aceitação da população e de autoridades locais. Esta ocorreu em uma audiência, no último dia 29, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa.
No encontro, o prefeito da cidade, vereadores, empresários, deputados e a população local aprovaram o novo aeroporto e elogiaram a iniciativa dos deputados Ratinho Júnior e Marcelo Rangel.
Os próximos passos para a implantação do aeroporto são a escolha da área, o plano macro de engenharia, o plano financeiro e estudo de impactos ambientais. Estas novas etapas deverão ser desenvolvidas no próximo ano, onde todos os envolvidos poderão trabalhar no planejamento integrado. O objetivo é o rápido início das obras do Aeroporto Internacional do Mercosul nos Campos Gerais.