O novo diretor de planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o professor João Carlos Ferraz, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), informou hoje a assessoria de imprensa da instituição. O ex-diretor dessa área no banco Antonio Barros de Castro foi convidado pelo presidente Luciano Coutinho para assumir o cargo de assessor-sênior do BNDES "para formulação de estratégias para o banco e para o governo brasileiro", função na qual "prestará especial assessoria" ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.
De acordo com a nota da assessoria, Barros de Castro irá se desvencilhar das funções de diretor da área de planejamento "para dedicar-se integralmente à formulação de estratégias para o desenvolvimento econômico do País". Ainda segundo o comunicado, "no cargo de assessor-sênior ele desempenhará ainda funções institucionais, representando o banco e seu presidente, e participará de reuniões da diretoria em que estejam em pauta questões estratégicas".
O novo diretor, João Carlos Ferraz, foi diretor da Divisão de Desenvolvimento Produtivo e Empresarial da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). É formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e possui doutorado pela Universidade de Sussex (Reino Unido).