Japão/Abe: meta de inflação de 2% mostra resultados

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse hoje que o país está fazendo progressos para sair da crônica deflação, depois que o Banco do Japão (BoJ) aprovou uma meta de inflação de 2% no mês passado.

“A meta já está produzindo resultados, com o aumento das expectativas de inflação”, declarou Abe, durante um debate parlamentar. Ele também observou que os mercados financeiros reagiram forte e favoravelmente à nova política monetária.

A meta de inflação anterior do BoJ era de 1%. Abe destacou que a política de seu governo é fundamentalmente diferente, à medida em que estabelece uma meta de inflação bem maior e pede ao BoJ que faça o necessário para realizá-la o mais cedo possível.

O primeiro-ministro salientou ainda que uma meta de inflação de 2% também significa manter o nível inflacionário sob controle.

“A meta de inflação de 2% significa continuar a flexibilização da política monetária até que o alvo seja alcançado. Isso também significa manter a inflação sob controle em torno desse nível”, afirmou Abe. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna