O Japão está pronto para “adotar medidas apropriadas”, se necessário, para se contrapor à volatilidade nos mercados financeiros, afirmou um graduado porta-voz do governo. O secretário-chefe do gabinete, Yoshihide Suga, disse a repórteres que a economia japonesa está “no rumo para uma recuperação moderada”, apesar dos grandes movimentos nos mercados financeiros nas últimas semanas.
“O que é importante é estar alerta aos acontecimentos internos e no exterior, disse Suga, acrescentando que o Japão está preparado para lidar com quedas nos mercados globais. “Se necessário, tomaremos as medidas apropriadas”, afirmou, sem dar detalhes.
Nesta terça-feira, o índice Nikkei caiu 4% na Bolsa de Tóquio, após uma sessão em que alternou entre ganhos e perdas. Na segunda-feira, o Nikkei recuou 4,6%. Os preços das ações avançaram fortemente no Japão nos últimos três anos, com fortes estímulos monetários e a desvalorização do iene, o que reforçou bastante os lucros das principais exportadoras. A volatilidade recente, porém, valorizou o iene ante o dólar.
Questionado sobre “o iene mais forte”, Suga disse que o nível da moeda ainda estava dentro das expectativas. Fonte: Associated Press.