O governo do Japão adotou uma visão mais pessimista da economia em outubro e rebaixou sua avaliação da produção industrial, em meio à demanda mais fraca de economias emergentes asiáticas.

continua após a publicidade

Em relatório econômico mensal, divulgado hoje, o governo japonês reconheceu algumas áreas de “fraqueza”, embora tenha mantido que a economia se recupera moderadamente. Anteriormente, o governo admitiu apenas alguma “lentidão”.

Na prática, Tóquio efetivamente rebaixou sua avaliação geral da economia pelo segundo mês consecutivo, o que representa um revés para os esforços do primeiro-ministro Shinzo Abe de redirecionar o país para uma trajetória de forte recuperação.

“A recuperação do consumo e dos investimentos foi adiada. Movimentos (mais fracos) similares também estão sendo observados na produção”, afirmou uma autoridade do governo durante coletiva de imprensa.

continua após a publicidade

Segundo a autoridade, apesar da melhora das condições do mercado de trabalho, parte da população provavelmente ainda não está convencida de que os salários subirão mais e os aumentos de preços de produtos de necessidade diária devem estar levando trabalhadores de baixa renda, em especial os idosos, a limitar os gastos.

Por outro lado, o governo japonês tem mostrado algum avanço em reformas estruturais. Na semana passada, o Japão, os EUA e dez outros países que circundam o Pacífico fecharam um acordo histórico para reduzir barreiras comerciais.

continua após a publicidade

Os sinais de fraqueza econômica no Japão têm gerado alguma especulação de que Tóquio logo considerará adotar medidas de estímulo adicionais. Fonte: Dow Jones Newswires.