O Japão perdeu para a China o posto de segunda maior economia do mundo em 2010, após o país registrar um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de 479,223 trilhões (US$ 5,474 trilhões) no ano passado. O resultado é inferior aos US$ 5,879 trilhões da China. O Japão era a segunda maior economia do mundo desde 1968.
Em termos trimestrais, a China já havia superado o PIB japonês no trimestre de março a junho, mas o cálculo anual divulgado pelo Japão hoje marca a primeira vez que o PIB chinês supera o japonês em termos anuais, padrão normalmente utilizado nos rankings globais.
Em 2010, o Japão cresceu à taxa anualizada de 3,9%, em termos reais (descontada a inflação), e de 1,8% em base nominal. No quarto trimestre do ano passado, o PIB do Japão registrou contração de 1,1% em termos anualizados, após expansão de 3,3% no trimestre anterior. O resultado marcou a primeira contração desde a queda revisada de 1,9% no terceiro trimestre de 2009, mas veio melhor que a mediana das previsões dos economistas, que era de contração de 2,4% no quarto trimestre.
“Diante do bom desempenho do país vizinho, saudamos a rápida progressão da economia chinesa”, declarou Kaoru Yosano, ministro da Economia do Japão. “Isso pode ser a base de um desenvolvimento da economia regional, ou seja, da Ásia Oriental e do Sudeste”, acrescentou Yosano. Ele informou ainda que deseja “melhorar as relações de amizade entre Japão e China no campo econômico”. As informações são da Dow Jones.