O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, anunciou hoje que o governo vai ampliar a emissão de bônus de 40 anos para aproveitar o ambiente de taxas de juros baixas, mas ressaltou que não há planos de se lançar papéis de 50 anos, como foi especulado na semana passada.
“Não temos em mente ideias como bônus de 50 anos”, disse Aso, após se reunir com o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda.
Pessoas com conhecimento de discussões do governo disseram recentemente que autoridades em Tóquio estariam considerando emitir dívida com o inédito vencimento de 50 anos, além de ampliar as vendas de papéis de 40 anos.
Aso informou também que seu ministério vai manter inalterado o montante total de dívida previsto para o ano fiscal que se encerra em março, reduzindo a emissão de papéis de outros vencimentos para poder ampliar as vendas de bônus de 40 anos.
Aso disse ainda que reafirmou com Kuroda que o governo e o BoJ vão continuar a coordenar as políticas fiscal e monetária para derrotar a ameaça da deflação.
Kuroda, por sua vez, comentou que o Japão mostra tendência de recuperação moderada e disse esperar que a coordenação das políticas gere sinergias. Fonte: Dow Jones Newswires.