Japão: Gabinete aprova previsão de alta para Orçamento

O Gabinete do Japão aprovou hoje uma otimista previsão de crescimento que pode dar ao governo alguma margem de manobra na elaboração do Orçamento para o próximo ano fiscal, em abril. O relatório governamental estima que o país vai ter 1% de crescimento real no ano fiscal que termina em 31 de março e um crescimento de 2,5% no ano fiscal seguinte de 2013 – este dado será usado para avaliar receitas fiscais para o Orçamento previsto para ser aprovado esta semana.

Uma previsão otimista de crescimento pode permitir algum espaço nas receitas do governo e novas emissões de títulos no país mais endividado do mundo desenvolvido. Segundo a mídia local, os partidos governistas e o Gabinete aprovaram ontem uma proposta de orçamento de 92,61 trilhões de ienes (US$ 1,02 trilhão). A receita fiscal deverá ultrapassar a nova emissão de dívida do governo de 250 bilhões de ienes.

Economistas dizem que a economia do Japão está saindo de sua quinta recessão técnica – definida como dois ou mais trimestres consecutivos de crescimento negativo – em 15 anos. O relatório também mostrou que o núcleo do índice de preços ao consumidor subirá 0,5% no ano fiscal de 2013. Essa seria a primeira figura positiva desde o ano fiscal de 2008. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna