O projeto de plano fiscal do Japão revelou há pouco que o governo pretende reduzir o déficit do país em 8 trilhões de ienes nos próximos dois anos, passando de 23 trilhões de ienes no ano fiscal de 2013 para 15 trilhões de ienes no ano fiscal de 2015.

continua após a publicidade

Além disso, ficou estabelecido um limite de até 43 trilhões de ienes para a emissão anual de novos títulos governamentais. As informações foram divulgadas pelo Nikkei nesta quarta-feira.

O plano fiscal ainda inclui uma redução pela metade do déficit do saldo primário dos governos nacionais e locais, passando de 34 trilhões de ienes em 2013 para 17 trilhões de ienes até o final do ano fiscal de 2015.

Em relação ao ano de 2014, o plano estabelece um orçamento especial para agendas prioritárias que tem como principal objetivo o crescimento, o que deflagra na redução de 10% dos gastos em obras públicas.

continua após a publicidade

O projeto ainda deve ser aprovado em uma reunião do Gabinete, prevista para esta quinta-feira. O plano deve ser apresentado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante encontro do G-20 em setembro. Fonte: Dow Jones Newswires.