O Itaú e Citibank anunciaram ontem a ampliação de suas participações no Credicard Banco, o maior emissor de cartões de crédito do Brasil. Cada instituição vai pagar R$ 768 milhões pela parte do Unibanco na empresa emissora de cartões de crédito. Com esse negócio, o Citibank e Itaú vão elevar sua participação acionária na Credicard de 33% para 50%.
A saída do Unibanco da Credicard obrigará os dois sócios da emissora de cartões a rever a estratégia de transformação da empresa em banco. “Uma vez concluído o negócio, Itaú e Citibank devem fazer um novo acordo (sobre o Credicard Banco). O banco deve estar mais integrado aos sócios. Devemos fazer uma venda cruzada de produtos”, disse o presidente do Citibank, Gustavo Marin.
O Credicard Banco S.A. é hoje o maior emissor de cartões de crédito do Brasil, com 7,6 milhões de cartões. Com a transação, o Itaú passou a deter – por meio da controlada Itaucard – 20,1% do mercado por quantidade de cartões de crédito, fatia que lhe dá a liderança do segmento. Já o Citi passa a ser um dos cinco maiores emissores de cartões de crédito do Brasil.
A transação ainda deverá ser avaliada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).