O Banco Itaú desistiu de 451 recursos no TST (Tribunal Superior do Trabalho) em que a jurisprudência existente tirava a chance de êxito do banco. Desde o ano passado, a instituição financeira já recuou de 975 recursos, o que corresponde a 25% do total de ações impetradas pela instituição no TST pendentes de julgamento. O Itaú também comunicou que existem outros 1.972 recursos neste tribunal em que não pode ocorrer desistência.

continua após a publicidade

De acordo com o TST, outros bancos já seguiram o procedimento do Itaú, como o Banco do Brasil, HSBC, Bradesco e Caixa Econômica Federal.

O Unibanco estaria em fase de preparação para também desistir de recursos em que a existência de súmulas do TST torna difícil uma decisão favorável da parte que entrou com o recurso.

Em um ranking divulgado em agosto de 2004, os bancos lideravam a lista das 60 empresas estatais e privadas com o maior número de processos no TST. Apenas BB, Itaú, Santander e Caixa são parte em 30.364 litígios. As instituições financeiras ocupam sete posições na lista das 12 empresas com maior número de processos.

continua após a publicidade