O ministro de Finanças da Irlanda, Brian Lenihan, afirmou hoje que o governo está buscando uma solução permanente para a crise do setor bancário e destacou que os problemas financeiros do país têm relação com essa crise, e não com a posição orçamentária do governo. Lenihan também disse que o governo está examinando de perto uma possível ajuda financeira.

continua após a publicidade

Em discurso ao parlamento irlandês, Lenihan afirmou que todos os depósitos nos bancos do país estão seguros e cobertos pela garantia do governo. A autoridade observou que nada nas negociações atuais entre o governo, a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai ameaçar isso.

Lenihan recebeu bem os comentários feitos mais cedo pelo presidente do banco central da Irlanda, Patrick Honohan, que afirmou que um empréstimo de “dezenas de bilhões” de euros pode ser feito para a Irlanda por seus parceiros da União Europeia. No entanto, Lenihan observou que o governo ainda não está nesse estágio.

Autoridades da União Europeia, do BCE e do FMI estão hoje em Dublin, capital da Irlanda, para analisar as finanças e o problemático sistema bancário do país. Isso pode levar à ativação da Linha de Estabilidade Financeira Europeia – o programa de empréstimo emergencial de 440 bilhões de euros criado para ajudar países da zona do euro a refinanciarem suas dívidas. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade