O Irã, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), se opôs a uma elevação unilateral da produção pela Arábia Saudita em uma reunião realizada na quarta-feira. No encontro, os produtores não conseguiram chegar a um acordo sobre a produção, de acordo com um delegado que estava presente.
A decisão do Irã, compartilhada pelo delegado, sugere que o desentendimento dentro da organização é mais profundo do que uma simples discordância sobre o que fazer coletivamente.
O ministro do petróleo saudita, Ali “Naimi, disse a outros membros que se eles não elevarem a produção (coletivamente), a Arábia Saudita começaria a fazer isso”, disse o delegado. Mohammad Aliabadi, ministro iraniano do petróleo que é também o presidente da Opep respondeu que “a Arábia Saudita não tem o direito de agir unilateralmente. O país deve agir como membro do grupo”, completou o delegado.
Aumentos unilaterais de produção são há tempos um fator de tensão entre os membros da Opep. As informações são da Dow Jones.