Irã pode limitar produção de petróleo mais adiante, diz pesquisador

O Irã poderá eventualmente considerar a possibilidade de limitar sua produção de petróleo, como parte de uma estratégia de grandes produtores mundiais para impulsionar os preços da commodity, mas apenas quando a produção retornar aos níveis onde estava antes de o país ter sofrido sanções em razão de seu programa nuclear, afirmou Mehran Amirmoeini, pesquisador do Instituto Internacional para Estudos sobre Energia, que é ligado ao Ministério de Petróleo iraniano.

Segundo Amirmoeini, o Irã poderá elevar sua produção em mais 500 mil barris por dia, para cerca de 3,9 milhões de barris diários, até agosto, quando Teerã deverá decidir se participa ou não de negociações com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia.

Recentemente, Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar fecharam um acordo para congelar a produção de petróleo nos níveis de janeiro, mas o pacto depende da participação de outros grandes produtores.

No cálculo de Amirmoeini, os maiores produtores precisam remover cerca de 2 milhões de barris diários da produção global, na tentativa de estabilizar os preços do petróleo. Com informações da Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo