Até o dia 30 de janeiro, os proprietários dos 543 mil imóveis de Curitiba devem receber os carnês para efetuarem o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.

continua após a publicidade

O reajuste será de 5,6% e é baseado no acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O desconto estabelecido para quem preferir quitar o carnê deste ano é de 6%. Quem optar pelo pagamento à vista deverá saldar o IPTU até o dia 15 de fevereiro.

“Os carnês estão sendo confeccionados. A previsão é de que até o final desta semana os Correios recebam o material para efetuar a entrega. Nossa expectativa é de que até o dia 30 de janeiro todos os contribuintes já tenham recebido o carnê”, prevê o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Prefeitura, Altevir Bello dos Santos.

Quem quiser se antecipar, a partir do próximo dia 10, já estará disponível na internet a versão online do carnê 2011.

continua após a publicidade

O site de acesso é o www.curitiba.pr.gov.br, e nele o usuário deve clicar no link IPTU – Emissão de Documento de Arrecadação Municipal.

Ainda no site, os contribuintes que não receberem o carnê até o prazo final, poderão retirar a segunda via.

continua após a publicidade

“Além da internet, a população poderá retirar a segunda via nas Ruas da Cidadania e no Prédio central da Prefeitura”, informa o diretor.

Pelo que vem ocorrendo nos últimos anos, a maioria dos contribuintes (aproximadamente 70%) tem optado pelo parcelamento do IPTU.

Neste ano, o pagamento parcelado iniciará no mês de março, entre os dias 10 e 15, conforme o número-código do carnê.

“Essa numeração é aleatória e gerada a partir da indicação fiscal”, justifica. A exemplo do ano passado, o parcelamento será feito em dez vezes.

Sobre inadimplência, segundo o acompanhamento realizado pelo Departamento de Rendas Imobiliárias, o percentual tem se mantido em 12%.

“Ainda não fechamos os números do IPTU de 2010, pois recebemos pagamentos até dezembro. Porém, acreditamos que esse percentual possa reduzir alguns pontos percentuais em função da melhora da renda das pessoas durante o ano que passou”, projeta Santos.

IPVA

Também ontem, a Secretaria de Estado da Fazenda disponibilizou na internet (www.fazenda.pr.gov.br) o edital de lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deste ano.

De acordo com a assessoria, as alíquotas não irão sofrer alterações em relação ao IPVA do ano passado. Sendo assim, os proprietários de automóveis pagarão 2,5% de alíquota sobre o valor dos veículos.

Para ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos registrados na categoria de aluguel ou espécie de carga no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a alíquota também se mantém em 1%.