IPI menor para carro no centro das discussões

O Fórum de Competitividade para o setor automotivo, instalado ontem em Brasília, promete trazer muita discussão com relação a possível redução IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor. Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o governo tem sinalizado com a intenção de reduzir esse imposto para ajudar a retomada das vendas de veículos. O presidente da entidade, José Lopez Feijóo, afirmou que essa possível decisão do governo tem sido pressionada por ameaças de afastamento e demissão de funcionários no setor, citando os casos da Volkswagen e GM.

O sindicalista defende a criação de um projeto regulamentar de longo prazo para o setor. Com relação ao imposto ele lembra que as montadoras já recebem uma boa ajuda do governo. A entidade informou que dos R$ 47 bilhões por ano que o governo libera para todas as empresas, 11% vai para as montadoras.

Por outro lado, fontes dentro da Anfavea e até o presidente da GM, Walter Wieland, criticaram a redução do IPI afirmando que seria um remédio insuficiente para a indústria. Para Feijóo essa posição junto com as propostas de afastamento de 3.933 da VW e o programa de demissão voluntária da GM fazem parte de um “terrorismo empresarial” para conseguir mais vantagens do governo.

Feijóo está em Brasília e irá participar da instalação do Fórum de Competitividade que contará com o ministro Luiz Fernando Furlan, que foi o primeiro componente do governo a falar de redução de IPI, há duas semanas na Europa.

Apesar disso, ontem, Furlan afirmou que o governo não irá tirar “soluções da cartola” de caráter emergencial para minimizar a crise no setor. Segundo ele não será apresentada uma medida conjuntural para os problemas do setor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo